Marlon Reis promove palestra sobre Reforma Política na Câmara Municipal

por José Mendes de Menezes Junior publicado 04/10/2017 10h44, última modificação 30/03/2020 11h46
O palestrante, advogado e jurista Dr Marlon Reus esteve nesta quinta feira 28/09, falando sobre a Lei da Ficha Limpa e Reforma Política na Câmara Municipal de Araguatins - TO
Marlon Reis promove palestra sobre Reforma Política na Câmara Municipal

marlonreis

Ao abordar o processo eleitoral de 2018 no Tocantins, o ex-juiz de Direito e advogado Márlon Reis, 47, defendeu que o Estado terá no próximo ano o pleito mais surpreendente de sua história. “Temos um cenário todo diferente para 2018. Primeiro que será um processo vigiado. As doações deverão ser discriminadas online em até 72 horas após o recebimento. Segundo, não haverá doação empresarial, ou seja, o dinheiro de empreiteiras como a Odebrecht e de empresas, por exemplo, Friboi não existirá mais. Com isso, não haverá mais gastos astronômicos. Isso sem contar a rejeição a esses políticos tradicionais”, disse. Ao justicar os argumentos, o ex-juiz que nasceu em Pedro Afonso (TO) e foi idealizador e relator do projeto da Lei da Ficha Limpa comentou que cada vez mais a compra de voto será reduzida, como também diminuirá os gastos das campanhas mais ricas. “Na eleição de 2016 já aconteceu uma redução proporcional de gastos. Em 2018, por toda essa vigilância e o fato de não havermos mais todo esse dinheiro de caixa dois, a redução será ainda maior”, armou. As declarações foram dadas durante palestra na Câmara Municipal de Araguatins, no Bico do Papagaio. O encontro foi promovido pelo “Movimento Mais Bico”, que une jovens e demais membros da sociedade no extremo norte do Estado. Ele abordou, entre outros temas, a Lei da Ficha Limpa e a tecnologia a serviço da democracia. Márlon Reis teve a oportunidade de detalhar os bastidores da lei, que impede em nível nacional posse de políticos condenados por colegiados, o aplicativo Mudamos, que permite assinatura online para projetos de iniciativa popular e outras ações do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MMCE), que ele foi um dos criadores quando era juiz no Maranhão. Para o magistrado, que é pré-candidato ao governo do Tocantins pelo Rede Sustentabilidade, todo o movimento de combate à corrupção eleitoral tem participação decisiva da sociedade. “Quando a sociedade quer uma coisa isso acontece”, disse, ao comentar a aprovação da Lei da Ficha Limpa, no Congresso. Na sua opinião, esse foi um exemplo da força e poder de mobilização da população. “Única maneira de transformar a sociedade é a mobilização popular. E a mudança nasce de baixo para cima. Não cabe mais no país as mudanças de cima para baixo”, disse. “Política é algo que temos de 04/10/2017 ARAGUATINS: TO terá em 2018 eleição mais surpreendente da história, diz Márlon Reis | Folha do Bico http://www.folhadobico.com.br/09/2017/araguatins-to-tera-em-2018-eleicao-mais-surpreendente-da-historia-diz-marlon-reis-em-palestra-do-movi… 2/2 pensar o “nós”, ou seja, o bem para todos, para quem está ao nosso lado, a amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc."